Rumo A Uma Melhor Definição Do Campo De Agronegócio

 Resenha Crítica Produzida para a Disciplina de Agronegócio conceitos e Aplicações (2021)



A definição dos problemas fundamentais que devem ser trabalhados por um campo de estudo definem os limites e qualificam tal campo. O presente estudo aborda essas definições sobre quatro diferentes perspectivas demostrando como o agronegócio já foi definido de formas diferentes.

Alguns pesquisadores veem o agronegócio como um ramo da economia agrícola, mas é preciso mais do que compreender a produção e a gestão dos custos para entender o fenômeno do agronegócio. O avanço da gestão enfrenta um desafio básico que exige esforços interdisciplinares e explicações econômicas claras sobre o agronegócio. O presente estudo aborda quatro áreas estratégicas: A natureza da firma, o conceito de racionalidade limitada, o crescimento da empresa, e a visão baseada em recursos.

A estratégia é a capacidade de estabelecer um plano de longo prazo e promover ações concretas, mobilizar os recursos necessários para atingir o plano estabelecido. Uma organização existe por ser capaz de se adaptar a mudanças ambientais e ser eficiente no sentido de reduzir custos de transação do mercado.

As organizações se comportam de acordo com decisões do ser humano. As empresas tendem a evitar riscos, incluindo riscos de pequisa e desenvolvimento de produtos quando estão sendo lucrativas. Por outo lado, quando os resultados de uma organização do agronegócio não são satisfatórios há tendência de assunção de riscos na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou métodos de produção. Em outras palavras, a segurança acomoda um organização e a insegurança admite correr mais riscos.

O crescimento de uma empresa é limitado pela criatividade, racionalidade de seus gestores. A diversificação é um caminho para o crescimento de uma empresa, pois ela pode usar os mesmos instrumentos para produzir outros produtos.

Um diferencial competitivo sustentado de uma empresa do agronegócio pode ser resultado de uma característica inimitável, uma tecnologia difícil de copiar, ou a posse de um recursos muito escasso. O aumento da complexidade das organizações pode levar a ambiguidades, devido a racionalidade limitada dos gerentes, que podem não compreender de fato no que consiste a vantagem competitiva de sua organização.

A gestão do agronegócio é um campo multidisciplinar abrange vários níveis de análise e requer diálogo entre campos como administração, sociologia, economia e outros campos relacionados. Do diálogo entre tais campos e da definição das principais questões de pesquisa ou problemas a serem resolvidos emerge a gestão do agronegócio como um campo de estudo em si.

A emergência de um campo de estudos requer a definição do problema a ser solucionado o agronegócio parece estar atualmente caminhando para uma melhor definição de seus problemas de pesquisa, a interdisciplinariedade é uma característica forte desse novo campo de estudos.

A leitura dessa obra é importante no sentido de situar o estado da arte do campo de estudo em agronegócios que está em processo de consolidação.

Os autores do artigo, Desmond Ng e John W. Siebert são professor assistente e professor, respectivamente, do departamento de economia agrícola da universidade do Texas, EUA.

Diego Durante Mühl, acadêmico do Mestrado em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo