Como Começam os APLs no Campo?

  Artigo de opinião Produzido para a Disciplina de Agronegócio conceitos e Aplicações (2021)


Como Começam os APLs no Campo?

S APLs estão em distritos industriais de micro e pequenas empresas, especializadas em setores tradicionais, tais como, couro, calçados, têxtil, vestuário e móveis; ou, em conglomerados de pequenas empresas especializadas em setores de alta tecnologia; ou ainda nas redes de pequenas empresas especializadas.

Os APLs são definidos como um aglomerado de empresas – de um modo geral de pequeno e médio porte – localizadas territorialmente e relacionadas entre si por uma miúda divisão do trabalho. (COSTA e COSTA, 2005, p. 9).

É fácil compreender um aglomerado em setores tradicionais, tais como, couro, calçados, têxtil, vestuário e móveis localizados na Itália ou conglomerados de pequenas empresas especializadas em setores de alta tecnologia localizados próximos a universidades no Vale do Silício, nos Estados Unidos ou ainda as redes de pequenas empresas especializadas, concentradas ao redor de médias e grandes empresas de setores de tecnologia em Baden-Württenberg, na Alemanha.

A questão é como pode surgir um APL onde não existe esse suporte tradicional de grandes empresas ou universidades? Existe o fenômeno da complementariedade onde uma empresa trabalha em função de outra o que acarreta na agregação de valor para o cliente final. Muitos benefícios dependem da proximidade física. Os aglomerados representam uma combinação de competição e cooperação entre empresas com certa “proximidade”.

E quando não existe proximidade? Como pode chegar algum tipo de desenvolvimento à regiões agrícolas distantes por exemplo? O conceito de cadeia produtiva agroindustrial foi desenvolvido por duas escolas: A americana e a francesa. A primeira se organiza ao redor do conceito de agronegócio, o agribusiness (agronegócio); e a segunda, ao redor do conceito de fileira, a filière.

Agribusiness foi empregado por Ray Goldberg e John H. Davis para designar o conjunto de atividades que envolve a produção e a comercialização agroalimentar. Nessa perspectiva, em relação ao setor rural existe, à montante, a indústria para a agricultura e a jusante, a agroindústria.

A filière é uma cadeia agroalimentar, ou seja, é o conjunto das indústrias para a agricultura, o setor de atividades agrícolas e a indústria alimentícia. Portanto, a filière é uma sequência de atividades empresariais, levando à contínua transformação de bens, mas no contexto das cadeias agrícolas.

Assim ocorre a integração dos ricões distantes às cadeias agroalimentares. O fato negativo é que existem resistências para a criação de novos APLs, sempre é mais fácil a integração do agricultor, com maior ou menor dependência, ao atual modelo de negócios. Agora é preciso refletir se esse modelo realmente é interessante para as propriedades rurais.

A questão é... Seria mais interessante se integrar a esse modelo de negócios ou poderiam ser desenvolvidas alternativas mais interessantes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo