Localização industrial, polarização e regionalização

 Resenha Crítica Produzida para a Disciplina de Agronegócio conceitos e Aplicações (2021)


A expansão e a inovação são a essência do Capitalismo.

A economia moderna é um processo constante de inovação.


O melhor custo-benefício total embasa a escolha de uma localização para um projeto de indústria. A organização privada com fins lucrativos determinará sua localização de acordo com a expectativa de maior lucro, ou seja, menor custo de implantação e maior eficiência operacional. Por outro lado a intervenção governamental tende a considerar benefícios sociais, condições politico-estratégicas ou de desenvolvimento regional.

A localização industrial pode ser abordada em duas perspectivas: Macrolocalização e microlocalização.

Em relação a macrolocalização fatores econômicos e técnicos como: Eficiência de transportes; Mercados; Mão de obra; Custo da terra; Disponibilidade de energia; Matérias primas; Água; Eliminação de resíduos; Benefícios fiscais ou financeiros; Economias de aglomeração; E, elementos intangíveis como a cultura, condicionam a escolha da macrolocalização para a implantação de uma indústria.

Definida a macrolozalização industrial ou a região mais ampla onde será implantada a indústria dirige-se para a microlocalização ou escolha do terreno, condições técnicas e econômicas devem ser levadas em consideração como: Condições de relevo; Qualidade do solo; Vias de acesso e de comunicação; Serviços públicos; Capacidade de infraestrutura; Situação legal da propriedade; Existência de instalações no terreno.

A escolha final é definida pela melhor condição de micro e macrolocalização. Porém as teorias mais recentes enfatizam alguns fatores dinâmicos como novas tecnologias e procuram explicar o surgimento, relocalização e o desaparecimento de concentrações industriais ou segmentação da localização como uma estratégia de crescimento e acumulação de capital dos grandes oligopólios.

A polarização industrial acontece em torno de uma indústria “motriz” que mobiliza e incentiva a criação de indústrias movidas, ou seja, acontece um processo multiplicador que induz o crescimento econômico e o surgimento de um complexo industrial com indústrias fornecedoras e de distribuição que só existem porque a indústria motriz possibilita sua condição de existência.

O desenvolvimento de uma região está ligado diretamente ao setor de manofatura (Suarez villa) e acontece em 6 fazes: I e II aumento da concentração urbana, lento crescimento do setor industrial com taxas crescentes e desenvolvimento de economias de aglomeração; III e IV Maturidade metropolitana expansão das bases industriais e do setor terciário, rápido aumento das economias de aglomeração até atingir a maturidade e começar a decrescer e sentir a necessidade de ampliação de mercados. Nas fazes V e VI há estabilidade ou declínio do crescimento urbano e redução do emprego industrial em relação aos serviços com rápido declínio das economias de aglomeração.

A inovação tecnológica e organizacional são fatores importantes para o desenvolvimento organizacional, o ciclo do produto é um componente da mudança tecnológica e se caracteriza da seguinte forma: Rápido crescimento inicial da demanda; nivelamento da demanda e da produção, e; declínio da demanda quando o produto começa ser substituído por outro.

O ciclo de vida do produto influencia o setor manufatureiro que por sua vez influencia outras indústrias, além, do setor terciário e a prestação de serviços. Por fim, as mudanças no setor manufatureiro se refletem nas economias e deseconomias de aglomeração que estão diretamente relacionadas ao processo de industrialização, polarização e urbanização. Portanto, a situação e as transformações econômicas e sociais estão diretamente associadas a situação do desenvolvimento industrial.

Diego Durante Mühl, acadêmico do Mestrado em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo