A trindade de Plotino - Texto para a disciplina de filosofia antiga criado na faculdade de filosofia da PUCRS (2011)

 A trindade de Plotino

 

 

O uno, o espírito e a alma. A metafísica de Plotino inicia-se com esta idéia de trindade. O uno Platônico, o intelecto aristotélico e a alma do estoicismo; Parecem estar interligadas de alguma forma à sua teologia. Teologia que inevitavelmente influenciou alguns padres da igreja, embora fosse bem distinta a idéia trinitária de Plotino e a da igreja.

Segundo o tratado das Enéadas  tudo provem do uno. Não temos o uno como primeira coisa “natural” (da natureza), ele é pois, o simples e indivisível completo em si, está simplesmente além do ser. Tende se a compreensão de que o uno é deus mas, não deveríamos nos apropriar de tal enunciado de forma tão ampla; O uno pode ser visto como “deus” em uma perspectiva platônica. Seria questão para bons debates a comparação do uno de Plotino com outras doutrinas.

Façamos agora uma ponte entre a trindade de Plotino e a trindade cristã. Do uno vem a inteligência, “o uno em sua super abundancia transbordou e gerou algo distinto de si, que voltando-se a sua origem contemplou e tornou-se inteligência” ; Da inteligência surge a alma, “surge a alma como idéia de um  ato da inteligência imóvel”. A trindade cristã é totalmente distinta, segundo a teologia cristã, é caracterizada a trindade como o deus único que manifesta-se de três formas distintas entre si porem, o mesmo deus. Enquanto para Plotino agora neste momento esta trindade não é uma única coisa; O uno, o intelecto e a alma elas foram um e serão  um.

A teologia de Plotino era ensinada nas escolas, até o fechamento da filosofia pagã porem, seus traços sobrevivem  e embora sua doutrina não seja totalmente compatível com o cristianismo, é justamente no cristianismo que sobrevivem parte de suas idéias. Se Plotino não teve influencia direta na doutrina cristã então teve indiretamente com seus leitores cristãos, um exemplo clássico é Santo Agostinho que devido a leitura de seus escritos encaminhou-se para o cristianismo. Sendo grande escritor no cristianismo Santo Agostinho em suas obras: Confissões, Santíssima Trindade e dentre outros escritos trás, até mesmo, citações das Enéadas, sem considerar a fundamental importância que tais obras de Plotino exercerão sobre o pensamento agostiniano.

Na busca por uma explicação para os problemas de sua época Plotino desenvolveu obras maravilhosas dignas de apreciação com uma desenvoltura fantástica, esta a causa da influencia que seus escritos exerceram sobre os cristãos e exercem na doutrina do cristianismo ainda hoje. Ancorado em grandes obras fundamenta uma doutrina que merece ser objeto de minucioso estudo.

 

Diego Durante Mühl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo