O IMPÉRIO DA COMUNICAÇÃO

 UNIVERDSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA FREDERICO WESTPHALEN

 

 

 

 

 

 

 

O IMPÉRIO DA COMUNICAÇÃO

 

 

 

CURSO: Curso de graduação em Administração: Gestão Pública, Bacharelado;

COMPONENTE CURRICULAR: Oficina de produção de textos Escritos e                                                                        Orais;

DOCENTE: Prof. (MSc), Gilmar de Azevedo; e

DISCENTE: Diego Durante Mühl.

 

 

 

 

 

 

 

FREDERICO WESTPHALEN

2013

O Império da Comunicação

 

            No dinamismo da história humana estão os grandes impérios e o ser humano que os constitui também se encontra a sua mercê. Vasto é o império para o qual não existem fronteiras, grandioso é o império diante do qual o ser humano esta prostrado, talvez até mesmo sem perceber.

            Com a ascensão do novo milênio e como resultado do desenvolvimento científico e tecnológico surge um novo conceito: A Aldeia Global; Instituído por Marshall Mac Luhum; Em alguns anos o fenômeno chegaria a todos os povos e nações podendo assim ser considerado um dos maiores influenciadores de pessoas de que já se ouviram notícias.

            Não que a comunicação ou a Aldeia Global seja um império no sentido estrito da palavra, já que não existe um imperador, mas existem figuras que influenciam a sociedade e dessa forma representam o antigo imperador. Ainda bem que a maioria dos atuais “imperadores” não são tiranos, mas isso não significa que eles não tenham domínio da população sem mesmo que ela tenha consciência disso.

            A jogada não é obrigar, mas convencer, e essa genialidade do mundo capitalista esta muito evidenciada nas propagandas que chegam a usar técnicas de influência psicológica como programação neurolinguística; A Coca-Cola, por exemplo, durante certo tempo anuncia: Viva ao lado bom da vida! E depois substitui o anuncio por: Viva ao lado coca da vida! Psicanalistas afirmam que uma série de repetições podem de certa forma influenciar o modo de agir de uma pessoa.

            Como o mundo contemporâneo é cada vez mais homogêneo, devido ao fenômeno da Aldeia Global, ideias de figurões são assimiladas pela grande maioria da população, o que de certa maneira é nocivo, pois, fere a particularidade cultural dos diferentes povos; E isso é suficiente para que haja desequilíbrio, pois os costumes, aqueles que norteiam a orientação de um povo, se perdem em meio à globalização.

            Em meio a torrenciais transformações é necessário que seja mantido o antigo conceito grego de democracia, para que na aldeia global não exista o risco da monopolização de valores. Assim continua seu dinamismo a humanidade, agora com uma ampla relação dialética intrínseca a todos os povos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo