Mudanças Climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Após o desenvolvimento da agricultura surge a história da produção, em um primeiro momento, surge a Era Artesanal, período no qual os produtos eram elaborados pelo artesão, que detinha a tecnologia e o conhecimento necessários para a fabricação dos bens. Posteriormente, com o aperfeiçoamento da máquina a vapor por James Watt no século XVIII, a sociedade estava diante da sua Primeira Revolução Industrial, a qual provocou aumento expressivo na produtividade e expansão das cidades. Em 1850 com a eletricidade e a linha de produção criada por Henry Ford ocorre a Segunda Revolução Industrial, proporcionando o início da produção em massa. Após a Segunda Guerra Mundial, tem-se a Terceira Revolução Industrial com o descobrimento da robótica e o uso de computadores nas estruturas industriais. Todas essas tecnologias proporcionaram melhor aproveitamento dos recursos naturais e da mão de obra, ocasionando a eficiência do sistema produtivo, e, consequentemente, o aumento de produtividade (MUHURI; SHUKLA; ABRAHAM, 2019. PEINALDO e GRAEML, 2007). A maior disponibilidade de bens permitiu um aumento expressivo da espécie humana.
O aumento da população humana e o consumo de recursos naturais escassos levantou questões a cerca da capacidade regenerativa do “sistema planeta terra”. No centro da sustentabilidade está a preocupação com "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades" conforme estabelecido pelo Relatório Brundtland.
Já os objetivos do desenvolvimento sustentável são uma agenda com 17 objetivos a serem cumpridos até o ano de 2030. Esses objetivos abrangem o chamado tripé da sustentabilidade englobando questões sociais, ambientais e econômicas. Acabar com a pobreza e a fome, promover meios de produção e consumo sustentáveis, assegurar progresso econômico, social e tecnológico em harmonia com a natureza estão na pauta desses objetivos.
Comentários
Postar um comentário