A Origem do Planeta Terra e a Vida e a Vida Nesse Planeta

Será mesmo verdade que desde os primórdios o ser humano busca explicações para a origem da vida? Quem visitar um sítio arqueológico pode refutar essa questão com facilidade, porque antes de existir o ser humano (homo sapiens sapiens) já existiram outras criaturas. Portanto, o ser humano não busca explicações para a origem da vida desde os primórdios porque o humano é apenas uma criança que se acha adulta numa escala temporal geológica.

Não é por acaso que o ser humano tem por sobrenome sapiens sapiens (hominídeo que sabe que sabe). O ser humano moderno é aquele têm “sabedoria” e além disso, sabe que têm essa “sabedoria”, esse processo abstrato cognitivo está na origem da consciência humana. Ter consciência compreendida como o ato de reconhecer a si mesmo, seu próprio corpo e os limites que esse corpo ocupa na natureza. No momento que o humano é consciente de que existe um “EU” ele passa a compreender que também existe um “outro”(outros seres humanos, animais, pedras, árvores, etc.).

A partir do momento que se torna consciente e capaz de abstração (operação intelectual simbólica) o ser humano consegue simbolizar as relações de causa e efeito o que garante a previsão ao perigo, sobrevivência e domínio de outras espécies e desenvolvimento da agricultura. O mesmo processo de consciência, simbolização e abstração da realidade permitiu ao ser humano a comunicação com o “outro” através da linguagem.

A linguagem permitiu que as experiências fossem transmitidas na forma de histórias. E foram as histórias contatadas que começaram a explicar o mundo e a origem do planeta terra. Não obstante as primeiras explicações para a realidade eram mitológicas e isso acontece porque o ser humano só é capaz de contar uma história a partir do que ele conhece. E o homem criou Deus a sua imagem e semelhança como afirmou Friedrich W. Nietzsche parafraseando a passagem bíblica Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.

O ser humano é capaz de pensar “dentro da categoria humana”. O humano que fica consciente e depois perde a consciência (nasce e morre) fantasia que tudo têm um passado, presente e futuro, mas para a natureza passado e futuro não existem tudo apenas se transforma. Sobre os mitos e teorias, big bang ou o criacionismo estamos buscando explicações com as ferramentas que possuímos. Mas, ainda não sabemos de fato se existiu um início e se existirá algo que pode ser chamado de fim, nesse sentido somos como crianças tentando balbuciar as primeiras explicações, e está tudo bem. Apesar disso, como todas as demais espécies desse mundo, antes de mais nada, precisamos sobreviver.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo