Comprar




Obsolescência programada é o que alimenta o circulo capitalista todo produto é fabricado para ser substituído, uma geração do mesmo produto vem para substituir outra antes mesmo que exista a real necessidade da substituição. 
O mais interessante é que tudo parece ser por acaso, mas não é, pois se as pessoas não compram o mercado para de se desenvolver, a economia não cresce. A partir dai a indústria, além de não fabricar produtos com alta durabilidade, com técnicas de marketing e persuasão, convencem a sociedade a comprar.
“Não importa se o modelo ainda funciona e atende plenamente às necessidades do usuário, mas, precisamos criar na mente das pessoas o conceito de que é um modelo ultrapassado, obsoleto...” (Palavras de Kipp Stevens, presidente da brooks Stevens Desing Associates, em uma entrevista para a TV de catalunya ).
Há todo um condicionamento mental arquitetado que também pode ser chamado de programação neorolimguística (termo utilizado na psicologia, significa: Utilizar-se de métodos diversos para condicionar o pensamento), que se apresenta embutida em propagandas e técnicas do sistema o que se encarregará de convencer o consumidor. Trata-se apenas princípio da obsolescência programada entrando em ação, para que as pessoas comprem e para o sistema se mantenha.
Talvez “o grande sonho” do sistema capitalista e das indústrias, fosse criar um produto capaz de se autodestruir em determinado tempo, pois assim o circulo de vendas nunca poderia ser parado. Mas, enquanto isso não é possível, estratégias de marketing alimentam a máquina de vendas e a cada nova temporada torna-se ainda mais eficiente à estratégia de convencer o consumidor da necessidade de estar sempre atualizado. Aqui estar atualizado significa substituir um acessório por outro pelo simples fato do antigo ser considerado arcaico, mesmo não sendo.
Alguns estudam e vida inteira a natureza do ser humano, conhecem as fraquezas mais profundas, e sabem como criar novas necessidades. A técnica é simples: Um novo produto é lançado, para que as pessoas o usem é criado um habito, depois disso, basta reforçá-lo todos os dias. E, o vício está criado, depois de condicionar o indivíduo, só é preciso alimentar o vício.
O que as pessoas sem o sistema econômico atual fariam? O desejo de consumir. Um piscar de olhos e estamos comprando. Para que trabalhamos?  Ora, trabalhamos por necessidade. Essa é uma das velhas mentiras que mantem o sistema ao qual estamos sujeitos. Trabalhamos por necessidade, mas é uma necessidade criada, e de determinado ponto de vista pode se dizer que é uma necessidade desnecessária e fútil, que poderia não existir ou ser amenizada.  Comprar, jogar no lixo e comprar novamente, tudo bem estaria se fosse apenas uma necessidade, mas vamos pagar um preço alto por nossa imprudência, e já começamos a pagar.
Um artigo que dura muito tempo é uma tragédia para os negócios.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir os olhos para a verdade - Analise da admiração ingênua

O Tempo